Buscadores temáticos

A criação de buscadores temáticos foi feita a partir de conceitos e classificações consolidadas em diferentes campos da Ciência e cada uma das pesquisas cadastradas no presente banco de dados foi classificada sempre que o tema pudesse contribuir sobre um dos assuntos elencados nas tags (etiquetas) abaixo descritas.

Partiu-se da crítica realizada pelo filósofo Edgar Morin sobre a tripartição que está na base da constituição da Ciência Moderna e buscou-se em cada uma delas desenvolver classes temáticas que possibilitem o enquadramento do conteúdo das pesquisas. Em todos os casos, o desenvolvimento das categorias teve como objetivo o tema água, dentro do contexto da bacia hidrográfica.

Física Biologia Antropologia
Sistema terrestre Ciclo hidrológico Elementos da paisagem Dinâmicas da Sociedade
Atmosfera; Biosfera; Hidrosfera; Litosfera Escoamento superficial; Infiltração; Interceptação; Evapotranspiração; Precipitação Rede hídrica; Solo; Bioma; Relevo; Clima Política; Econômica; Social; Cultural; Natural

A primeira categoria escolhida foi a de Sistema Terrestre, classificação criada a partir da definição de Biosfera, pelo geólogo Eduard Suess em 1875, para designar a esfera de vida do planeta, disposta entre a litosfera e a atmosfera. Essa concepção entende o planeta como um sistema interligado de esferas ou camadas, sendo sua classificação um esforço didático.

Atmosfera Camada de gases que envolvem a camada de ar da Terra, com ligação direta com o funcionamento dos climas e os fatores a ele relacionados, tais como as chuvas, a umidade, a pressão atmosférica, entre outros.
Biosfera Camada que contém os elementos que dão suporte para a manutenção da vida e servem de assentamento das vegetações e também dos animais, dos quais os seres humanos não se excluem .
Hidrosfera Formada por toda água que existe no planeta, essa camada é composta por uma série de reservatórios como os oceanos, geleiras, rios, lagos, vapor de água atmosférico, água subterrânea e água retirada nos seres vivos.
Litosfera Envolve a estrutura sólida da superfície terrestre, as rochas, as formas de relevo e as dinâmicas relacionadas aos seus processos de atuação e transformação.

Outra categoria utilizada foi a de elementos ambientais, criada a partir da contribuição da Biogeografia. Destaca-se que os elementos bióticos e abióticos, abaixo discriminados, evoluem em conjunto no tempo e no espaço, produzindo padrões de paisagem particulares.

Clima Conjunto de fenômenos meteorológicos, aspectos e variáveis climáticas em um período longo, levando em consideração elementos como temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica.
Relevo Forma da superfície terrestre, composta por irregularidades físicas e diferenças entre áreas.
Solo Corpo material inconsolidado produto do transformação de uma rocha, sedimento ou outro solo.
Rede hídrica Canais conectados entre si que formam sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar água superficial, relacionada diretamente a área de captação (bacia hidrográfica)
Bioma Conjunto da vida vegetal associada com a sua fauna própria, e subordinada às condições ambientais.

A terceira categoria foi formada a partir do ciclo da água na natureza e, portanto, apresenta os processos de sua transformação. O ciclo hidrológico compreende o processo natural de evapotranspiração, condensação, precipitação, interceptação e escoamento superficial, infiltração, percolação da água no solo e nos aquíferos, escoamentos fluviais e interações entre esses componentes.

Precipitação Água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Interceptação A retenção de parte da precipitação acima da superfície do solo, podendo ocorrer devido à vegetação ou outra forma de obstrução ao escoamento. Do ponto de vista hidrológico, ressalta-se a importância da interceptação vegetal, visto que ela tem ligação direta com a infiltração e é condição sine qua non para que este processo aconteça.
Evapotranspiração Toda a movimentação da água que passa da forma líquida à gasosa e retorna à atmosfera. Esse deslocamento ocorre com a água presente tanto nos solos e corpos hídricos (rios, lagos, mares, entre outros), quanto nas plantas via transpiração.
Infiltração É o movimento da água dentro do solo. Também gerado pela força gravitacional, tende ao preenchimento dos espaços entre os poros existentes no solo. Tem relação direta com a formação dos lençóis freáticos. Envolve também os movimentos de percolação, que consiste no deslocamento vertical da água no solo ocasionado pela ação de seu próprio peso supera a adesão e a capilaridade e o fluxo subterrâneo.
Escoamento superficial Abrange todo o processo que envolve o deslocamento da água em superfícies impermeáveis, seja por causas naturais, como no caso dos afloramentos rochosos, ou artificiais, como no caso das áreas urbanizadas. Assim, compreende o excesso de precipitação (a parte que não é interceptada ou se infiltra no solo) e se desloca livremente pela superfície do terreno, até a sua convergência para um reservatório superficial (rios, ambientes lacustres e oceanos).
Escoamento fluvial Canais conectados entre si que formam sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar água superficial, relacionada diretamente a área de captação de precipitação.

O ambiente não é formado apenas por aspectos naturais. Processos físicos, químicos e biológicos são atravessados pela ação humana, uma ação que não ocorre de forma homogênea e o grau e sentido dessa intervenção variam de acordo com a classe social, nacionalidade, cor, gênero, por exemplo. Ao discutir ordenamento territorial, o geógrafo Rogério Haesbaert afirma que o espaço geográfico é moldado ao mesmo tempo por forças econômicas, políticas, culturais ou simbólicas e naturais, que se conjugam de forma diferenciada em cada local. A partir da classificação realizada pelo autor, foi criada a categoria Dinâmicas da Sociedade, com as seguintes tags:

Econômica Diz respeito às atividades produtivas, organizadas a partir das relações capital-trabalho.
Política Busca entender os processos de gestão de territórios, pelos poderes instituídos e normas, em vários níveis escalares.
“Social” Evidencia as condições de exclusão sócio-espacial ou inclusão precária.
Cultural Destaca a dimensão simbólica e subjetiva da sociedade, evidenciando identidades e diferentes racionalidades na relação da população com o ambiente.
“Natural” Ressalta aspectos originados ou desencadeados independentemente da ação humana, sem deixar de lado a complexidade das relações sociedade-natureza.

Sobre o conjunto de codificações da área da Antropologia, destaca-se uma observação sobre a classificação de pesquisas que apontam genericamente a expressão “pressões antropogênicas”, “impactos antrópicos” ou similares, sem indicar qual a fonte dessa ação. Neste caso, optou-se pela codificação como “social”.

Voltar