Instituições e programas de pesquisa

Dentro do campo científico, há diversas formas de criar e fazer circular o conhecimento. Uma delas é a produção realizada por alunos de mestrado e doutorado, dentro de programas de Pós-graduação, por meio de dissertações e teses. A dissertação é um tipo de trabalho científico apresentado ao final do curso de pós-graduação para a obtenção do título de mestre, enquanto a tese é um requisito para a obtenção do título de doutor.

Dentro dos parâmetros estabelecidos para este banco de dados, foram encontrados vinte cursos de pós-graduação stricto sensu na região Norte Fluminense, sendo oito de doutorado e doze de mestrado, com linhas de pesquisas que produzem teses e dissertações pertinentes a este recorte. Os programas, pertencentes ao Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Cândido Mendes (UCAM), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Universidade Federal Fluminense (UFF), são: Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias; Biociências e Biotecnologia; Ciências Naturais; Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas; Ecologia e Recursos Naturais; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Geografia; Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos; Planejamento Regional e Gestão da Cidade; Políticas Sociais; Sistemas Aplicados à Engenharia e à Gestão; Sociologia Política.

No Brasil, devido principalmente ao investimento público, por meio de universidades e agências de fomento, houve a ampliação de cursos e grupos de pesquisa, o que tem aumentado o número de trabalhos científicos produzidos. Em regra, os programas de pós-graduação que fazem parte deste banco de dados possuem meios de divulgação dos próprios trabalhos, no entanto, eles são disponibilizados de acordo com critérios de organização interna, sem divisão por assuntos, o que dificulta o acesso.

Responsive image Voltar