Projeto do Observatório do Baixo Paraíba do Sul
O rio Paraíba do Sul resulta da confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga, que nascem no estado de São Paulo e seus cursos d’água percorrem a região de Minas Gerais até desaguar no Oceano Atlântico, em São João da Barra, no estado do Rio de Janeiro. A água captada nesta bacia é responsável por abastecer um contingente de 14,2 milhões de pessoas distribuídas em três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), e está localizada entre os maiores polos industriais e populacionais do país. Apesar da sua importância econômica, muitos são os problemas decorrentes dos usos rurais, urbanos e industriais ali desenvolvidos, os quais vêm impactando sobremaneira o ambiente desta bacia.
Por causa de sua relevância social, vários aspectos desse sistema hidrográfico são objeto de análise de pesquisadores de diversas áreas vinculados a universidades da região Norte Fluminense. A partir de uma análise qualitativa dessa produção acadêmica, o Observatório disponibilizará pesquisas e dados por meio de marcadores temáticos e outros tipos de indexação que busquem facilitar o acesso e valorizar a produção científica.
O banco de dados reúne teses e dissertações produzidas sobre a água. No entanto, busca-se ir além da apropriação do tema de forma abstrata, pois a água existe no ambiente e suas transformações físico-químicas só podem ser bem entendidas levando em consideração os diversos fatores que irão influenciar o seu ciclo. Defende-se que é a partir da utilização do conceito de Bacia Hidrográfica, que os processos de escoamento superficial, infiltração, interceptação, evapotranspiração e precipitação poderão ser melhor entendidos e que diversos fatores ambientais precisam ser considerados neste contexto.
Optou-se por uma abordagem regional, evidenciado a área denominada Baixo Paraíba do Sul, que abrange totalmente os municípios de Quissamã, São João da Barra, Cardoso Moreira, Italva, Cambuci, Itaperuna, São José de Ubá, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Natividade, Miracema, Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco do Itabapoana, Porciúncula, Varre-Sai. Os municípios que estão parcialmente vinculados parcialmente são Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Carapebus, Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidélis.
Para isso:
- - Foram elaborados mecanismos de recuperação gerais e especializados, com a finalidade de facilitar a busca por assuntos e organizar a disposição dos arquivos.
- - Os mecanismos de recuperação foram divididos em três grupos: buscadores gerais, buscadores temáticos e buscadores por informações adicionais.
- - Intenciona-se a criação de um ambiente de permanentes trocas e debates, promovendo, assim, a Educação e Popularização da Ciência e Tecnologia e a perspectiva transdisciplinar.