A partir dos anos 90, o impacto das políticas estabelecidas pelo modelo neoliberal
modificou as bases das políticas sociais dos países em desenvolvimento.
Empreenderam-se novas metas às questões sociais, principalmente diante das
preocupações relacionadas ao meio ambiente e ao modelo de sustentabilidade proposto
pelas agências internacionais, reivindicado como objetivo primordial neste novo milênio.
Esta pesquisa busca analisar através de um estudo de caso, contextualizado numa
comunidade rural, a dinâmica e as estratégias aplicadas na construção do conhecimento
sobre o desenvolvimento sustentável, refletindo sobre a eficácia de sua contribuição na
formação da cidadania para a sustentabilidade no Brasil. Se focaliza o estudo sobre o
valor da propagação da informação como base principal para a construção social
participativa e democrática através da experiência implantada pelo projeto-piloto da
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA intitulado Planejamento
Conservacionista das Terras e Modelagem Preditiva de Sistemas Aqüíferos do
Cristalino para a Recarga Hídrica em Bacias Hidrográficas de Relevo Acidentado –
PRODETAB, no município de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, com objetivo
de aumentar a percepção ambiental da comunidade local para evitar a degradação dos
recursos naturais e seus efeitos no ciclo d´água, com foco na preservação das Bacias
Hidrográficas através da conscientização da comunidade sobre a importância da
preservação do meio ambiente. Contudo, a efetividade da transmissão do conhecimento
não se consolidou e não garantiu a ampliação da percepção ambiental na comunidade
de SJU, devido à falta de infra-estrutura política e social que concedesse aos cidadãos
um mecanismo de construção da cidadania através da inclusão dos agentes e atores
locais nas ações para a sustentabilidade. |