Conhecimento e Cidadania: um estudo sobre a construção da consciência ambiental no contexto do desenvolvimento sustentável

Autor Orientador Instituição Programa Nível do Programa Data da defesa
Mônica Athayde Gonçalves Marcelo Carlos Gantos UENF Políticas Sociais Mestrado 24 de Novembro de 2008
Descrição Livre Espécie Substância Química Localização
Educação ambiental, Neoliberalismo NA NA São José de Ubá
Tags Trabalho completo
| Bioesfera | Litosfera | Escoamento superficial | Infiltração | Evapotranspiração | Interceptação | Rede hídrica | Solo | Bioma | Relevo | Clima | Política | Social | Acessar
Resumo

A partir dos anos 90, o impacto das políticas estabelecidas pelo modelo neoliberal modificou as bases das políticas sociais dos países em desenvolvimento. Empreenderam-se novas metas às questões sociais, principalmente diante das preocupações relacionadas ao meio ambiente e ao modelo de sustentabilidade proposto pelas agências internacionais, reivindicado como objetivo primordial neste novo milênio. Esta pesquisa busca analisar através de um estudo de caso, contextualizado numa comunidade rural, a dinâmica e as estratégias aplicadas na construção do conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável, refletindo sobre a eficácia de sua contribuição na formação da cidadania para a sustentabilidade no Brasil. Se focaliza o estudo sobre o valor da propagação da informação como base principal para a construção social participativa e democrática através da experiência implantada pelo projeto-piloto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA intitulado Planejamento Conservacionista das Terras e Modelagem Preditiva de Sistemas Aqüíferos do Cristalino para a Recarga Hídrica em Bacias Hidrográficas de Relevo Acidentado – PRODETAB, no município de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, com objetivo de aumentar a percepção ambiental da comunidade local para evitar a degradação dos recursos naturais e seus efeitos no ciclo d´água, com foco na preservação das Bacias Hidrográficas através da conscientização da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Contudo, a efetividade da transmissão do conhecimento não se consolidou e não garantiu a ampliação da percepção ambiental na comunidade de SJU, devido à falta de infra-estrutura política e social que concedesse aos cidadãos um mecanismo de construção da cidadania através da inclusão dos agentes e atores locais nas ações para a sustentabilidade.

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