O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que é medido a cada dois anos, apresentam índices de desempenho em todas as redes de ensino. Em particular a rede privada, apresenta metas não superadas desde o ano 2009. Este cenário nos causa inquietação por acreditar que um dos possíveis motivos para esta situação podem ser a falta da contextualização dos conteúdos apresentados pelo professor em sala de aula, com o cotidiano do aluno, ou mesmo em questões envolvendo o grupo onde ele vive. Acreditamos ser importante investigar novas metodologias de ensino para a minimização deste problema. Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta para alunos da rede privada do Ensino Médio (podendo ser estendida a rede pública), trabalhando em ambiente virtual, viabilizado por trabalho colaborativo, analisando e discutindo situações problemas tendo as questões ambientais como temática. Nosso objetivo é verificar como educandos do ensino Médio podem compreender questões ambientais por meio do trabalho colaborativo. Este processo se passa em um ambiente virtual onde analisamos as discussões dos estudantes na solução de um problema proposto. Estes foram divididos em pequenos grupos com cinco a oito elementos onde cada grupo constitui um fórum de discussão. Neste contexto foi utilizado o ambiente virtual Google Classroom onde as interações entre os educandos foram registradas para análise. A abordagem qualitativa foi utilizada tanto para a coleta quanto para a análise dos dados. Estes dados foram tratados sob as perspectivas da nova taxonomia de Bloom. Após a análise dos dados, percebemos por meio das comunicações entre os educandos que o ambiente virtual facilitou para que houvesse o trabalho colaborativo e que as discussões promoveram um caminho alternativo ofertando recursos didáticos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois apontaram, de forma positiva, para a aplicação de atividades exploratórias dessa natureza. |