Bacias Hidrográficas: contextualização do ensino de química por meio de maquetes e experimentos

Autor Orientador Instituição Programa Nível do Programa Data da defesa
Kamila Teixeira Crisóstomo Maria Eugênia Ferreira Totti UFF Cognição e Linguagem Mestrado 1 de Maio de 2018
Descrição Livre Espécie Substância Química Localização
Educação ambiental, Bacia hidrográfica NA NA Bom Jesus do Itabapoana
Tags Trabalho completo
| Bioesfera | Atmosfera | Hidrosfera | Litosfera | Escoamento superficial | Infiltração | Evapotranspiração | Precipitação | Interceptação | Rede hídrica | Solo | Bioma | Relevo | Clima | Social | Cultural | Escoamento fluvial | Acessar
Resumo

A presente dissertação tem por objetivo propor uma integração entre ensino de química e meio ambiente, utilizando-se a temática “bacias hidrográficas” como tema gerador. Ao longo da pesquisa trata-se a relação entre desenvolvimento e poluição ambiental, com ênfase à poluição hídrica. São mencionados acordos internacionais e leis nacionais, criadas com o intuito de garantir o uso sustentável da água. Além disso, busca-se conceituar uma bacia hidrográfica, mencionando elementos que a compõe. Aponta-se, ainda, a importância de um ensino de química baseado na contextualização e em atividades práticas. Dessa forma, foram realizadas oficinas pedagógicas a fim de aproximar ensino de química e meio ambiente. As oficinas foram desenvolvidas em uma escola pública no município de Bom Jesus do Itabapoana, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Para a consolidação da pesquisa os educandos responderam questionários quantitativos envolvendo perguntas referentes ao ensino de química e meio ambiente. Foram realizados experimentos químicos relacionados à poluição hídrica, além da confecção de uma maquete simulando a bacia hidrográfica do rio Itabapoana; a bacia hidrográfica projetada na maquete serviu como agente contextualizador e facilitador no ensino de química, além de instigar a criticidade no discente. O trabalho com maquetes, permite ao educando exercer atividades manuais, dinâmicas, com manipulação de objetos e consequente internalização dos conteúdos de maneira prazerosa e significativa. Já o experimento, permite a visualização de fenômenos químicos em tempo real. Ao final das atividades perceberam-se efeitos positivos que a atividade prática exerce sobre o processo ensino aprendizagem de química.

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