Transformações territoriais e socioambientais do Norte Fluminense: das usinas de açúcar ao Complexo Logístico Industrial do Porto do Açu

Autor Orientador Instituição Programa Nível do Programa Data da defesa
Leonardo Ribeiro Moço Pessanha Luiz de Pinedo Quinto Junior IFF Engenharia Ambiental Mestrado 28 de Novembro de 2014
Descrição Livre Espécie Substância Química Localização
Megaemprendimentos, Porto do Açu NA NA Campos dos Goytacazes, São João da Barra
Tags Trabalho completo
| Bioesfera | Litosfera | Infiltração | Evapotranspiração | Interceptação | Rede hídrica | Solo | Política | Econômica | Social | Acessar
Resumo

As mudanças econômicas ocorridas no Brasil a partir do ano de 2003, estimularam uma nova rodada de investimentos em infraestrutura portuária. A necessidade da exportação de commodities, principalmente de minério de ferro, para países em desenvolvimento criou a situação ideal para a implantação de um complexo logístico portuário no Norte Fluminense, sediado no município de São João da Barra. Apesar da construção ser iniciada somente no ano de 2007, a discussão sobre sua viabilidade já vinha ocorrendo desde o final da década de 1990, contando com a participação controversa de agentes públicos e privados. Vários foram os fatores que influenciaram na escolha dessa região, destacando-se entre eles a estrutura fundiária. Sabe-se também, que empreendimentos de tal porte acarretam em uma série de transformações nas dinâmicas existentes. Diante do exposto, propõe-se com este trabalho resgatar e avaliar as transformações territoriais e socioambientais ocorridas na região anteriormente à implantação do complexo portuário, e também aquelas observadas após a consolidação das obras. Para tanto, foram realizadas pesquisas sobre a (re)produção do espaço e as centralidades existentes na Baixada Campista, assim como o resgate do histórico da Barra do Açu e sua relação com a Usina Santo Amaro. Coube à aplicação dos questionários, avaliar as recentes mudanças no entorno do empreendimento. Ao fim da pesquisa verificou-se a importância do declínio do setor sucroalcooleiro para a escolha da região em sediar o novo projeto portuário, assim como a percepção da população local frente às obras de construção do complexo logístico portuário.

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