Os ambientes de ensino através do computador ganharam incentivos tanto na
legislação educacional quanto no desenvolvimento de novas tecnologias e
conseqüentemente, os cursos de formação de professores receberam um impulso
de valorização no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Paralelamente, as últimas diretrizes educacionais consideram o Meio Ambiente
como tema importante no Ensino Médio destacando a necessidade de um estudo
contextualizado em todas as disciplinas. Ademais, a Química é considerada uma
das disciplinas de grande dificuldade de aprendizagem e as pesquisas com criação
e utilização de ferramentas dinâmicas que auxiliem no ensino-aprendizagem desta
disciplina têm crescido nos últimos anos. Neste contexto, este projeto utiliza o
Ambiente Virtual para o Estudo de Ciências (AVEC) veiculado através da internet,
com a finalidade de ensinar Química a partir da Química Ambiental. Esta proposta
visa desenvolver, um modelo de construção do conhecimento para que o ensino de
Química tenha uma melhor fundamentação teórica e que atenda a demanda social
por um ensino contextualizado e sintonizado com as necessidades tecnológicas
atuais. O ambiente está baseado na metodologia ABC (Aprendizagem Baseada em
Casos), o qual é apresentando 2 (duas) situações-problema relacionadas ao tema
Água. A primeira situação está direcionada para professores e licenciandos de
Química, com o objetivo de solicitar ao professor, que através do problema de
escassez de água, formule um planejamento de aula com esta temática, ensinando
conceitos do currículo de química do Ensino médio. A segunda proposta é para ser
usada pelos professores com seus alunos no Ensino Médio. Esta proposta enfatiza
os problemas de vários poluentes químicos para as águas. Estes poluentes
possuem diferentes características químicas que levam os alunos a aprenderem
conceitos importantes da disciplina. O AVEC-QUÍMICA foi utilizado com licenciandos
e professores de Química. O grupo de licenciandos participou ativamente
demonstrando motivação com avaliação positiva do ambiente ao final dos processos
de análises das situações-problema. Além disso, este grupo indicou uma
aprendizagem sobre os temas abordados que permitiram verificar a validade do
ambiente criado para o ensino de Química através da Química Ambiental, além de
mostrarem a possibilidade de utilização deste tipo de ambiente para formação
continuada de professores. |