Transversalidade e tecnologias de informação e comunicação: ensinando química utilizando um ambiente virtual com tema gerador água

Autor Orientador Instituição Programa Nível do Programa Data da defesa
Maria Helena Pamplona Beltrão da Fonseca Maria Cristina Canela UENF Ciências Naturais Mestrado 21 de Julho de 2005
Descrição Livre Espécie Substância Química Localização
Educação ambiental NA NA Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Rio de Janeiro
Tags Trabalho completo
| Hidrosfera | Evapotranspiração | Interceptação | Bioma | Clima | Econômica | Natural | Acessar
Resumo

Os ambientes de ensino através do computador ganharam incentivos tanto na legislação educacional quanto no desenvolvimento de novas tecnologias e conseqüentemente, os cursos de formação de professores receberam um impulso de valorização no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Paralelamente, as últimas diretrizes educacionais consideram o Meio Ambiente como tema importante no Ensino Médio destacando a necessidade de um estudo contextualizado em todas as disciplinas. Ademais, a Química é considerada uma das disciplinas de grande dificuldade de aprendizagem e as pesquisas com criação e utilização de ferramentas dinâmicas que auxiliem no ensino-aprendizagem desta disciplina têm crescido nos últimos anos. Neste contexto, este projeto utiliza o Ambiente Virtual para o Estudo de Ciências (AVEC) veiculado através da internet, com a finalidade de ensinar Química a partir da Química Ambiental. Esta proposta visa desenvolver, um modelo de construção do conhecimento para que o ensino de Química tenha uma melhor fundamentação teórica e que atenda a demanda social por um ensino contextualizado e sintonizado com as necessidades tecnológicas atuais. O ambiente está baseado na metodologia ABC (Aprendizagem Baseada em Casos), o qual é apresentando 2 (duas) situações-problema relacionadas ao tema Água. A primeira situação está direcionada para professores e licenciandos de Química, com o objetivo de solicitar ao professor, que através do problema de escassez de água, formule um planejamento de aula com esta temática, ensinando conceitos do currículo de química do Ensino médio. A segunda proposta é para ser usada pelos professores com seus alunos no Ensino Médio. Esta proposta enfatiza os problemas de vários poluentes químicos para as águas. Estes poluentes possuem diferentes características químicas que levam os alunos a aprenderem conceitos importantes da disciplina. O AVEC-QUÍMICA foi utilizado com licenciandos e professores de Química. O grupo de licenciandos participou ativamente demonstrando motivação com avaliação positiva do ambiente ao final dos processos de análises das situações-problema. Além disso, este grupo indicou uma aprendizagem sobre os temas abordados que permitiram verificar a validade do ambiente criado para o ensino de Química através da Química Ambiental, além de mostrarem a possibilidade de utilização deste tipo de ambiente para formação continuada de professores.

Voltar