O Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu e seus impactos no sistema de drenagem e na estruturação urbana da região Norte-Fluminense

Autor Orientador Instituição Programa Nível do Programa Data da defesa
Larissa Carneiro Rangel Luiz de Pinedo Quinto Junior IFF Engenharia Ambiental Mestrado 8 de Agosto de 2013
Descrição Livre Espécie Substância Química Localização
Megaemprendimentos, Porto do Açu, Planejamento urbano NA NA São João da Barra
Tags Trabalho completo
| Bioesfera | Litosfera | Infiltração | Evapotranspiração | Interceptação | Rede hídrica | Solo | Política | Econômica | Social | Acessar
Resumo

A Região Norte-Fluminense vem sofrendo grandes transformações de caráter econômico, urbano e ambiental com o surgimento do Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu (CLIPA), caracterizado pela nova tipologia portuária Maritme Industrial Development Areas. Este empreendimento, localizado no Município de São João da Barra (RJ), encontra-se em áreas do Quaternário Costeiro, formação geológica recente do solo sedimentar marinho, sujeitas a inundações constantes, e acarretará alterações na estrutura de drenagem da região, além de outros impactos ambientais e transformações territoriais, políticas e culturais. Propõe-se, com esse trabalho, repensar o sistema de macrodrenagem, como uma medida norteadora do planejamento urbano-ambiental, no intuito de tratar dos efeitos gerados pela urbanização associados à atividade portuária do CLIPA. Além disso, fazer um estudo da geomorfologia em que se encontra o Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu; abordar fatores que evidenciam a possibilidade de enchentes na região; identificar a percepção da população, residente no entorno, em relação a esse processo de transformação e analisar as propostas de intervenções no sistema de drenagem apontadas no novo Plano Diretor de São João da Barra e no Estudo de Impacto Ambiental do Distrito Industrial. Observa-se nessa análise a importância de intervenções no sistema de drenagem, com a devida escolha de tempos de recorrência adequados no dimensionamento dos canais, para evitar processos de enchentes agravados pela impermeabilização do solo.

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